twitter
rss



A palavra páscoa do latim paschalis, deriva-se da palavra hebraica Pessach, que tem um significado para os católicos e outro para os judeus. Para os primeiros, significa ressurreição e para os judeus é a comemoração da saída do Egito - Êxodo. Este mesmo termo tem outro significado: a “morte” do inverno e a chegada da primavera, para os povos do hemisfério norte, que coincidentemente acontece em abril. O nascimento da primavera é definida como o renascimento da vida (simbolizada pelo ovo) e da fertilidade (simbolizada pelo coelho). Daí o uso destes dois símbolos na Páscoa: o ovo e o coelho.



Ovo

O ovo é um dos símbolo mais antigos da Páscoa. Representa a fertilidade, o surgimento e recomeço da vida e a origem do mundo. Para os romanos, gauleses e egípcios, o ovo era a forma essencial do universo e, antes da chegada da primavera, eles eram pintados com imagens significativas para essas culturas e ofertados nas festas para comemorar o final do inverno.


A tradição de trocar ovos como presentes, no domingo de Páscoa, iniciou-se muitos séculos antes do nascimento de Cristo. Na verdade, tratava-se de um costume chinês para comemorar a Festa da Primavera e significavam boa-sorte, assim todos queriam ganhar um deles.